27ª Exposição de Presépios - 2023

                 
        

800 ANOS DO PRESÉPIO

 

COM O OLHAR DE FRANCISCO

 

 

Os primeiros olhares para o Presépio são dos protagonistas da cena, que viram e tocaram o Menino: Maria, José, Pastores e Magos... e os animais...

Há também o olhar dos adversários e investigadores que a exemplo de Herodes, ontem e hoje, não acolhem o acontecimento da salvação e, pela força da palavra ou de outras armas, pretendem eliminar a vida nascente.

Depois vêm os olhares dos arautos que, ao longo da história, foram mensageiros convictos desta boa-nova para a humanidade.

Ao longo destes 800 anos, muitos são aqueles olhares timbrados pela estética, dos diversos quadrantes do mundo das artes que trabalharam o tema do Presépio pela via da beleza.

Enfim, o olhar dos peregrinos-visitantes, que tem rosto e nome e caminham nesta cadeia ininterrupta em busca de ver Deus no rosto humano daquela criança, que está olhando para nós, e sentir o clarão misericordioso que ilumina a alma e sentem-se protegidos, na fragilidade da vida, na certeza de que vão triunfar. Eles entendem que, no Presépio inicia-se um caminho pascal que leva ao horizonte da eternidade, onde será possível contemplar Deus face a face.