16ª Exposição de Presépios - 2012

    Com o objetivo de evangelizar pela arte, a equipe de voluntários escolheu o barro como tema da 16ª Exposição de Presépios. De fato, a mensagem do Natal é uma mensagem de simplicidade e humildade como o barro. Comemoramos a vinda do Filho de Deus à terra que despojou-se da glória divina e fez-se um de nós, assumindo a condição da precariedade humana para salvar os danificados pelo pecado.
    O Pai nos criou da argila do solo e o Filho veio ao encontro de nossas fragilidades, misérias e limitações para nos elevar e nos dignificar com a ressurreição.
    O barro não tem valor, é frágil, mas é a matéria para que o "Artista" faça a sua obra. O Profeta nos ensina a rezar: "Senhor, nós somos obra de tuas mãos" (Is 64,7) e, com o mistério da vinda de Jesus no Natal, nos tornamos "obra de arte" para ser apresentada na galeria dos heróis da fé e passaremos a ter o valor de uma fortuna.
    A Exposição está montada em 7 cenários:
1º Cenário: A comemoração dos 75 anos de inauguração da Igreja Matriz (Natal de 1937) e fundação da Paróquia (28 de fevereiro de 1938). Uma referência à padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Pois, "quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho ao mundo nascido de uma mulher." (Gl 4,4).
2º Cenário: Referência as 5 regiões do Brasil, onde os 26 Estados da federação estão agrupados. "Feliz a nação cujo Deus é o Senhor." (Sl 32,12).
3º Cenário: Enfoca o Barro na Bília: O simbolismo do barro na história da salvação.
4º Cenário: Presépios internacionais. "Deus reina sobre todos os povos." (Sl 46,8).
5º Cenário: Cristo assumiu a precariedade humana para salvar os danificados pelo pecado.
6º Cenário: A variedade dos dons a serviço da unidade da Fé. Nesta bricolagem estão 18 presépios da criatividade popular. "Os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo." (1Cor 12,4).
7º Cenário: A glória de Deus na história humana: Presépios de barro, ferro reciclado, fotografias da história da Paróquia em comemoração ao Jubileu de 75 anos e por fim um presépios de manequins representando uma Companhia de Reis.
    Ao todo são 47 presépios.